Esta plataforma PortugalforUkraine.gov.pt, foi lançada pelo Governo e junta todas as respostas e acções de apoio a pessoas que saíram da Ucrânia em consequência da situação de guerra e de ajuda humanitária. Segundo o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Viera da Silva, esta plataforma contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.
Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental
Informações úteis para os deslocados e refugiados
O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) criou uma plataforma online de informações para refugiados e aqueles que desejam ajudá-los com conselhos e contactos para cada um dos países de acolhimento. Até ao momento, mais de um milhão e meio de pessoas já deixaram a Ucrânia.
Voluntariado
A Organização de Voluntários das Nações Unidas (UNV) oferece várias opções para ajudar as populações ucranianas. Consulte estes links:
Resposta de emergência da UNV para os parceiros da ONU
Bolsa de voluntários para apoiar emergência no leste da Europa
Oferecer ou Procurar Ajuda
A Câmara Municipal de Lisboa, em articulação com as Juntas de Freguesia, criou uma Equipa de Missão para coordenar as operações de apoio às famílias Ucranianas residentes ou refugiadas em Lisboa. O Centro de Acolhimento de Emergência para refugiados Ucranianos – em articulação com a embaixada da Ucrânia em Portugal – será operacionalizado logo que necessário.
Linha de apoio: +351 800 910 111
Horário: 9h às 13h / 14h às 19h – de segunda a domingo
email: sosucrania@cm-lisboa.pt
Associação de Ucranianos em Portugal
Para quem quiser doar bens em Lisboa: Rua Quirino da Fonseca 2, 1000-252, Igreja Greco-Católica, contactos 927270430, 963000524, entre as 10h-19h
Prayer for Ukraine, música de Mykola Lysenko, um grande compositor ucraniano.
Miguel Freudenthal | 2022-02-28
|
je suis Ucrania