Só posso mudar uma coisa?
Então, faço uma revolução!
Sabem o que é uma mente em estado mindful? É um estado de abertura, curiosidade, aceitação (e não resignação) e bondade. Ajuda-nos a aproximar dos problemas e não a rejeitar ou a ser engolidos por eles.
Está estudado que nos dá resiliência emocional, bem estar físico, sentido de coerência mental, melhora as nossas relações inter e intra-pessoais e até melhora o aproveitamento escolar.
Então, para essa revolução, criava um exército de formadores de práticas mindful!
E por onde começaria?
Ensinava os professores e assim poderíamos resgatar uma geração de crianças, dando-lhes mais ferramentas para sobreviverem ao stress dos pais e do ensino actual. Teriam assim a hipótese de, um dia, não só serem eficientes profissionais, mas Seres Humanos de Nova Geração, com mais equilíbrio emocional, mais intuição, mais empatia, compaixão e moralidade.
Treinava os profissionais de enfermagem, ajudando, assim, os doentes a aproximarem-se da dor ou do sofrimento, encontrando soluções que nunca lhes foram apresentadas.
E não esquecia os assistentes sociais que lidam com a disfunção da nossa sociedade a nível familiar, tentando encontrar novos laços de apoio e conexão social.
Para mais, a prática é acessível a todos!
Mas tal como a reflexão, o mindfulness também exige treino para que os circuitos neuronais não sejam apenas usados por automatismos milenares dum paradigma social de Nós vs Eles, mas sim dum novo paradigma actualmente em expansão de Nós e Eles.
Minnie Freudenthal
Texto escrito, em 2014, para o Forum Se pudesse mudar uma única coisa em Portugal, o que mudaria?
Ver mais
Foto de Manuel Rosário