Sabe que é o seu cérebro que está viciado?
E não é no alimento em si, mas na dopamina que o alimento liberta no cérebro.
É verdade, quando os cientistas compararam o cérebro de pessoas viciadas em comida ou em drogas notaram que os centros da recompensa não eram tão brilhantes como os das pessoas não viciadas.
O que acontece?
Numa versão simplificada, quando comemos um pastel de nata o nosso cérebro liberta uma hormona de prazer a que chamamos dopamina. A maioria das pessoas, depois de comer uma dose correcta, pára. Mas para alguns, o desejo de repetir a experiência de prazer é mais forte e não resistem. Comem mais e mais pastéis de nata para o cérebro libertar mais dopamina.
E quais são as comidas que libertam mais dopamina?
Tudo o que tem açúcar, gordura, hidratos de carbono com açúcar ou sal.
E o que acontece de seguida?
Com o tempo, o centro cerebral de recompensa habitua-se a ter toda essa dopamina e deixa de reagir tão intensamente e por isso a pessoa tem que comer cada vez mais para ter a mesma sensação de prazer.
Para quebrar este vício e deixar o seu centro de recompensa reagir de novo a doses normais de dopamina tem que dizer não a esses alimentos. A mesma coisa se passa quando se deixa de fumar.
Encontre outras fontes de prazer como falar a uma amiga, ouvir música, abrir a janela e olhar o céu, o seu cérebro muda e o seu corpo também.
Minnie Freudenthal
Agosto, 2012
Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário