De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Tapetes persas

Das histórias da minha infância sempre preferi a liberdade do tapete voador à satisfação imediata de um desejo pela lâmpada de Aladino.

Ainda hoje deixo a minha imaginação voar quando sinto nos pés a textura macia de um pequeno tapete persa ao lado da minha cama. Foi uma surpresa encontrar este objecto, de conforto e luxo para nós, na vida quotidiana do Irão, no macio do chão de uma mesquita forrada, de parede a parede, por tapetes onde as pessoas se sentam para rezar, descansar ou mesmo socializar, até às casas tradicionais onde no chão, forrado de tapetes variados, se serve um almoço sobre uma toalha e logo de seguida nos podemos esticar para uma sesta e onde também, à noite, os colchões desempilhados se distribuem na geografia das relações familiares.

Mas mais surpreendente ainda, foi ver os têxteis ganharem força nas mais variadas utilizações, desde forro de albardas de burro ou de assentos de mota, a bolsas de transporte para bicicletas e motorizadas.

Pelos bazares Iranianos há andares inteiros de lojas com milhares de tapetes empilhados, arrumados, mais ou menos catalogados até alguém os desfolhar ao tempo de uma conversa à roda de uma chávena de chá. Há quem procure antiguidades, mas para a maioria é um padrão, o tom da mistura de cores ou a textura que prende os sentidos ao desejo de comprar.

Somerset Maugham usa, na sua autobiografia, o tapete persa como metáfora de vida, lembrando que cada um de nós tem, como um tapete, um padrão especial e particular.

A beleza da vida está em reconhecer esse padrão pessoal e saber que cabe a cada um de nós imaginar, compor, corrigir e criar o nosso próprio “tapete” onde nos sintamos conscientes do que somos e livres de imaginar um destino.

Minnie Freudenthal
Setembro, 2012

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

COMENTAR

Sem comentários