De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Cemitério de Altagracia

Não deve haver nenhum português que tenha ido a Altagracia.

Está pertinho do vulcão Concepcíon, no norte da ilha de Ometepe que fica no lado oriental do gigantesco lago Cocibolca no centro da Nicarágua.

Tratou-se de mais uma viagem com a nossa amiga Marla com quem já tínhamos viajado nas florestas do Equador (ver A casa do Jim).

As viagens com a Marla são sempre para locais remotos onde por vezes ela adquire propriedades.  A camionete é sempre o meio de transporte por excelência e ficamos geralmente hospedados em locais com uma hotelaria bastante funky.  Desta vez o objetivo da nossa viagem era verificar se o pequeno terreno, que ela tinha adquirido há muitos anos perto de Santa Cruz, ainda lá estava.

Depois de nos assegurarmos que o terreno de facto ainda existia, fomos turistando pelas imediações até que um dia resolvemos dar a volta à ilha numas pequenas motas.

A Minnie teve sorte porque teve uma mota só para ela.  Eu tive que levar a Marla, bem mais pesada do que eu e sem nenhuma experiência moto ciclística, na traseira da anémica 125cc.

Ometepe tem a forma de um oito e o diâmetro maior da ilha tem menos de 25km.  Se vos disser que para dar a volta à ilha foi preciso um dia inteiro ficam com uma ideia das boas estradas que percorremos para chegar a Altagracia.

Almoçámos num local improvável que do qual confesso já não me lembrar, vimos os murais revolucionários, que eram o objetivo da nossa visita que não eram de modo algum extraordinários e já à saída da povoação rumo a sul, vimos o cemitério.  Como de costume não resistimos, parámos as motas e aqui ficam as fotos da coisa que sem dúvida achámos mais interessante do nosso périplo por Ometepe.

Manuel Rosário
Novembro, 2024

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Médico Gastroenterologista, nasceu em Lisboa em 1951. Fez o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Lourenço Marques e Faculdade de Medicina de Lisboa. Fez a especialidade no Harlem Hospital em Nova Iorque. Vive em Lisboa desde 1986.

COMENTAR

Últimos comentários