Deve ter sido por 1971-72. O meu pai, que sempre abominou praia, surpreendeu-nos com a notícia que tinha marcado uma semana no Hotel do Pomene. Era suposto ser um local chique, nenhum dos nossos amigos lá tinha estado. O acesso era difícil, um longo trajeto numa estrada de areia solta apenas transitável para um condutor de jipe experiente.
Um conjunto de bungalows, no cimo de um monte, muito confortáveis e muito bem decorados combinava com as deliciosas refeições servidas ao ar livre, numa esplanada muito agradável, com uma vista soberba. A praia era interminável, lindíssima, completamente vazia e tinha ondas convidativas. Do outro lado de uma falésia de rocha preta havia um pequeno cargueiro que ali tinha naufragado e uma plataforma de rocha que, na maré vazia, tinha enormes piscinas com uma fauna muito exuberante.
A semana voou, é claro…
Na nossa última viagem a Moçambique decidimos ir ver como tudo estava. Sabíamos que, durante a guerra civil, o hotel tinha servido de posto de comando da Renamo e que o hotel estava desativado. Desta vez ficámos no Pomene Lodge, mesmo à beira da laguna, muito confortável no estilo “primitive chic”. A dificuldade de acesso mantem-se e a praia continua deserta… Um local que vale a pena visitar.
Manuel Rosário
Março, 2023
Galeria de Imagens
Fotos de Manuel Rosário e Minnie Freudenthal
João Bártolo | 2023-03-20
|
Olá Manuel
Excelentes fotos que transportam memórias de um tempo que teima em não se apagar ….e também não quero esquecer ..
É outra o Moçambique que agora encontraram …… Gentes que , como nós , há meio século de lá demandaram outros destinos -regresso ás origens e com quem se iam partilhando momentos que na memória continuavam presentes … Gentes que partiram já …
Bom que tenhas encontrado um novo MOÇAMBIQUE que ,com os seus encantos , continua chamando …
Saudações amigas para a Minnie e para ti .
DE OUTRA MANEIRA , continua também a trazer-nos ,descobertas de gentes e espaços que valem bem a pena !
António José Barros Veloso | 2023-03-20
|
Magnífico como sempre.
ToZé