Perugia – o ambiente é medieval, as ruas estreitas mergulham a sombra em fantasmas da História, as ameias do castelo espraiam o olhar na planície mas a modernidade escorrega-lhe bem, permitindo que a cada momento se possa sonhar um outro tempo e gozar o conforto que a tecnologia trouxe às nossas vidas.
O festival atrai gentes em festa que se passeiam, brincam, relaxam, dançam, exploram, namoram, trocam, cruzam, abraçam os outros, a música e o prazer da vida fora das suas rotinas.
A música, essa, enche-nos de manhã à noite nas esplanadas, nos miradouros, anfiteatros, restaurantes… Na rua desfilam bandas, adivinham-se artistas espontâneos numa esquina fresca da cidade medieval e à noite, talentosos jovens músicos mostram as suas artes em jam sessions enquanto, de dia, frequentam os seminários da Berkelee College of Music.
É a música que serve de estímulo à stimergia ou seja que nos une a todos e em todos estimula a atitude de festa, descontracção, curiosidade e conectividade que se vive no Festival Umbria Jazz em Perugia.
Minnie Freudenthal
Julho, 2012
Sugestões
Perugia fica a 2 h 30′ de comboio de Roma
Ficar no Hotel La Rosetta, com um magnifico pátio que é o ponto de encontro de todos os músicos.
Não deixar de comer em:
Bottega Del Vino, Via del Sole,1
Enoné, Corso Cavour, 61
La Taverna, Via delle Streghe, 8
La Lumera, Corso Bersaglieri, 156
L’ Officina, Borgo XX Giugno, 156
Ver mais
Galeria de imagens
Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário