De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Eu? Não, nós!

Somos um animal de dupla natureza.

Há até quem nos chame de Homo Duplex, porque vacilamos eternamente entre a nossa individualidade e o grupo.

Como espécie, há muito que compreendemos que em cooperação atingimos emoções e produtividade excepcionais.

O nosso cérebro é, hoje, privilegiado com circuitos de integração intrapessoal e interpessoal. Cada um de nós pode, individualmente, treinar os circuitos de bem-estar pessoal e social.

Mas a nossa Humanidade forma-se na presença do outro e do contexto que nos integra. Por isso, necessitamos de interagir uns com os outros em contextos que nos ajudam a ultrapassar a nossa vertente individualista.

Nada melhor do que as festas onde esquecemos as nossas inibições, abraçamos aqueles com quem temos conflitos e onde o ritmo, as gargalhadas, a farsa, o humor são tão eficientes em pressionar o interruptor da integração que nos leva a cooperar para lá das nossa diferenças.

Minnie Freudenthal
Junho, 2014

eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós
eu não nós

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

COMENTAR

Sem comentários