Das profundezas da cidade de NY, o metro emerge no bairro de Long Island elevando-se à altura dum primeiro andar e deixa para trás os arranha céus que parecem um teclado vertical.
Da janela vemos o metro fazer uma larga curva à volta do edifício onde nasceu o projecto 5 Pointz. As vivas cores dos graffitis contrastam contra o azul do céu, enquanto o som dos travões nos avisa que é altura de sair.
5 Pointz Aerosol Art Center ou Institute of Higher Burnin, em Long Island, 45-46 Davis Street, foi pensado em 1993 por Pat DiLillo como um projecto (Grafitti Terminators) que desencorajava formas de vandalismo relacionadas com os graffitis.
O nome 5 Pointz refere-se a um encontro entre as 5 cidades satélites (Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn and Staten Island) que, em pouco tempo, se tornou uma Meca do Graffiti mundial onde artistas de todo o mundo vêm pintar. Este complexo alugou, até este ano, numerosos estúdios para artistas a preços muito abaixo do mercado.
Em Agosto de 2012, a comissão de planeamento da cidade de Nova Iorque votou, unanimemente, a construção de condomínios no lugar de 5 Pointz.
Talvez por isso, o local tornou-se num ponto de visita importante para quem aprecia a arte efémera do Graffiti.
Um dia, da janela do metro, não veremos mais esta explosão de cores, mas sim mais um prédio de apartamentos.
Minnie Freudenthal
Setembro, 2013
Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário