Era uma vez , há 2.5 biliões de anos atrás…uma célula formou-se na segurança de uma membrana que um dia a envolveu. Para a sua nova identidade, contribuiu um catalisador que facilitava iniciativas e uma mitocondria, organela independente que vivia na vizinhança, capaz de produzir energia.
Assim se juntaram três ingredientes essenciais: segurança, iniciativa e energia.
“Era uma vez uma célula” é uma história de integração, onde o respeito pelas partes diferenciadas é um dos ingredientes de sucesso. No entanto, é na eficiente inter-conexão de todas as partes que resulta um equilíbrio mais estável, dinâmico e inovador para o todo.
Ora, existe actualmente no cérebro da nossa espécie uma área especializada em integrar diferentes partes do sistema nervoso: o cortex pré-frontal, que através da sua capacidade integradora gera funções fundamentais para o sucesso da nossa espécie. Pensa-se mesmo, que o bom exercício das suas nove funções* tenha um papel importante na Saúde Mental, Física e Social.
Mas se a história das nossas células começou há 2.5 biliões de anos atrás, não foi há muito tempo que a nossa espécie se multiplicou de tal ordem que, presentemente, nos encontramos perante enormes desafios sociais e ambientais.
Minnie Freudenthal
Março, 2013

Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário