A primeira descrição que lemos da torre de Teufelsberg dava a impressão que teríamos que viajar para o campo, fora de Berlim. A excursão parecia complicada, incluía um caminho através duma densa floresta e quem sabe trespassar uma vedação. Mas as fotos eram aliciantes.
Afinal a torre era na floresta de Grunewald em Berlim Oeste. A fresca manhã de Outono convidava ao passeio. O sol entreabria para iluminar os tons das folhas em mudança e bastava virar à esquerda, depois de sair da estação de metro de Heerstrasse e entrar na mata pelo parque de estacionamento mais adiante.
Lá em cima, no alto do monte, rodeada de vedações ergue-se em abandono a torre Teufelsberg. Foi construída no fim da 2ª Guerra Mundial com o intuito de espiar os soviéticos.
Teufelsberg, “a montanha do diabo”, tem cerca de 12 milhões de metros cúbicos de entulho da cidade de Berlim, destruída pela guerra e atinge 114 metros de altura. Este lixo foi colectado, por mulheres, para tapar a indestrutível escola de treino militar Nazi desenhada pelo famoso arquitecto Albert Speer.
Devido às condições precárias da antiga estação de espionagem hoje há visitas guiadas e pagas. Um grupo de musculados guardas parecem guardar a tripla vedação que tem sinais de ser constantemente violada. Actualmente, os artistas devem pedir autorização ao dono da estação, que lhes coloca uma parede à disposição, para pintarem os seus grafitis.
O local é mágico! Ao subir à torre sentimo-nos voar sobre toda a extensão de Berlim.
Tudo aquilo existiu porque um país se desintegrou, porque os de cá espiavam os de lá, porque o que uns e outros acreditavam parecia incompatível no mesmo lugar.
Mas os testemunhos dizem que afinal nunca lá fora instalado nenhum radar! Até parece uma história de espionagem.
Ver Mais
Teufelsberg ( Abandoned spy station)
Photo Gallery: Women in the Rubble
Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário