Se nos países de tradição católica se pode mapear uma viagem saltitando de igreja em igreja, no Japão, são os templos e santuários que se oferecem como maravilhosos pontos de pausa e descoberta.
Vindos do Riokan Sanga a caminho de Kumamoto, perto do Monte Aso, encontrámos à beira da estrada um pequeno santuário, o Samata Aso Shrine. Meio fechado e em reconstrução surpreendeu os nossos olhares.
Ao contrário dos templos Budistas ricos em imagens e ornamentos, os santuários Shinto, normalmente dedicados a um animal residente, são de uma estética simples e mais despida.
No Shintoismo, religião originária do Japão, o mundo está povoado de Deuses. Desde as montanhas aos rios ou pedras diz-se que o Japão tem 8 milhões de Deuses e Deusas que presidem às necessidades de quem os venera.
Há também uma enorme presença de animais sagrados que servem de mensageiros dos Deuses ou propiciam a sorte e fortuna.
Ali, naquele espaço de pausa e silêncio, encontrado quase por acaso, onde nada demais parecia acontecer, fomos surpreendidos ao olhar para o teto e encontrar esta linda coleção de animais pintados na madeira do teto.
Talvez o culto animista nos faça refletir sobre a ilusão moderna de que existimos à parte da Natureza. Ali, sentimos que é preciso cuidar, e resgatar, essa Natureza como algo de que somos parte.
Minnie Freudenthal
Setembro, 2018


Galeria de Imagens
Fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário
Isabel Viegas | 2018-09-09
|
São lindas, as imagens, Minnie! De facto, não nos podemos esquecer que fazemos parte “desta” natureza…
João Antunes Bártolo | 2018-09-13
|
Tão belas as imagens como suave o respirar do pensamento que as descreve .. Por fim : texto magnífico !
Natureza e Vida ficam mais próximas