De A a Z, tudo se pode fazer DE OUTRA MANEIRA...
 

Ramin Sadighi, músico iraniano

Tudo quanto, actualmente, ouvimos falar sobre o Irão na TV e jornais não só tem um tom negativo, como apenas aborda o Governo e em particular o problema nuclear.

Imaginar um Irão, para lá do que nos é impingido, diariamente, pela imprensa é quase impossível. Por isso, a surpresa é enorme e extraordinária quando nos deparamos com o País real, cheio de gente real, generosa, bonita, ativa, criativa e que cultiva uma hospitalidade alegre e calorosa.

Ramin Sadighi é um desses iranianos reais. Conhecemo-lo pela internet e mais tarde, numa visita à sua editora Hermes Records. Da última vez que estivemos em Teerão, convidou-nos para uma festa em casa do seu amigo músico Peyman Yazdanian.

Embora o background de Ramin seja a Engenharia Industrial foi o crescer entre a música do seu pai e amigos que, eventualmente, o trouxe a este projeto, a editora Hermes Records.

Enquanto trabalhava nos anos 90 na Bookcity, em Teerão, Ramin começou por criar uma secção de importação de música estrangeira nesta empresa, gestora de livrarias e importadora de livros.

Ao fim de um tempo apercebeu-se que tinha na mão um meio de estimular o talento musical iraniano, levando-o a expandir os horizontes para lá da música tradicional, regional e pop music. Assim, Hermes Records é o produto do sonho de fermentar a evolução da música iraniana. O universo musical da editora é hoje muito vasto, incluindo até algumas peças de música medieval portuguesa pelo grupo Nour Essemble. Vale a pena explorar o site www.hermesrecords.com onde pode ouvir a maioria das músicas.

Ramin diz que existem demasiados clichés para definir “música”. Para ele a música não tem explicação. A música existe e os que a encontram são privilegiados.

É assim que Ramin também encara a editora Hermes Records, da qual fala como se tratasse de uma família, dizendo que, tal como na definição da música, ele não sabe definir a editora, mas apenas que tem a sorte de ser um dos donos.

Convido todos a explorarem o site Hermes Records que prima por uma excelente organização e uma amostra musical generosa.

Minnie Freudenthal
Agosto, 2012

Entrevista de Minnie Freudenthal, video e banner de Manuel Rosário, 2012

Show of Hands Festival took place in April 12-15, 2023 in Istanbul and it is a tribute to one of the most abstract phenomena in music – spontaneous, on the dot creation – away from conventional classifications. The aim of this annual event is to bring music lovers together. Not just to share the beauty of music but also to celebrate the values of a community. Ramin Sadighi is Founding Director & Festival Producer

Partilhar
Escrito por

Alice Minnie Freudenthal, médica Internista pelo American Board of Internal Medicine e Ordem dos Médicos Portuguesa. Áreas de interesse; neurociência, nutrição, hábitos e treino da mente. Curso de Hipnose clínica pela London School of Clinical Hypnosis. Curso de Mindfulness Based Stress Reduction. Palestras e Workshops de diferentes temas na área da neurociência para instituições académicas, empresas e grupos.

COMENTAR

Sem comentários