Não é apenas mais um grupo folclórico. A associação “Casais Sempre Frescos” nasceu da ideia de que era preciso integrar as mulheres no convívio tradicionalmente ocupado pela exclusiva presença masculina.
Dum primeiro almoço, onde os homens se organizaram para cozinhar e convidar as mulheres, nasceu o prazer da amizade que impulsionou esta associação a alargar as suas actividades para visitas e viagens pelo País e múltiplas representações da Paixão de Cristo.
Embora a maioria dos membros não tivesse nenhum conhecimento de música, deste convívio nasceu também o grupo musical “Cavaquinhos Sempre Frescos”.



E, a pouco e pouco o reportório foi crescendo, os convites para actuarem em festas foram aumentando o que acabou por levar à gravação do CD “conTradições”.
Esta associação vem contrariar a actual tendência portuguesa para o isolamento social.
Numa época em que não nos sentimos inspirados pelas nossas elites dirigentes é refrescante e muito positivo assistir a movimentos tão bem sucedidos vindos da base.
Estas acções espontâneas vêm mostrar que Portugal fez reais mudanças na consciência da sua população. Demonstram também que as comunidades do nosso País são capazes de resistir e inovar com criatividade, mesmo na ausência duma liderança de qualidade.



De facto, as forças que são realmente integradoras trazem bem estar social mesmo em épocas de grandes dificuldades económicas.
Agradecemos a todos os que participaram neste vídeo durante a divertida festa de inauguração da sede dos “Casais Sempre Frescos” no edifício da escola, cedido pela Junta de Freguesia, no Sobral do Campo, Beira Baixa.
“conTradições”, CD do grupo “Cavaquinhos Sempre Frescos”
Minne Freudenthal
Agosto, 2013
Video
Video e fotos de Minnie Freudenthal e Manuel Rosário
Fernando Paulo Garcia | 2018-10-22
|
É com enorme prazer e grande satisfação que voltei a ver o vídeo da nossa Associação “CASAIS SEMPRE FRESCOS” de Sobral do Campo (Castelo Branco) feito pelos Drs Minnie Freudenthal e Manuel do Rosário. Passados que foram 5 anos, sabe já a uma certa nostalgia uma vez que outras coisas já ocorreram… pois que novos desafios se vão deparando. Mas sempre com vontade de ir mais além… Bem hajam!!!